ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

8 truques para ensinar para seu gato

Gatos podem aprender truques como Sentar, Dar a pata, Vir, Ficar, Miar sob Comando (cuidado com este rs), Fingir de morto, Rolar, e Entrar na caixa de transporte.


Ensinar truques é  um estimulo saudavel e divertido, além de fortalecer o relacinamento entre você e seu gato.
 
Antes de mais nada tenha conciencia que gatos são muito mais temperamentais que os cachorros.


Na maioria da vezes eles apenas farão aquilo que eles achem realmente necessário fazer. Por isso tenha muita paciencia com os bichanos. Se você realmente quiser ensinar truques para eles, faça das ''sessões de treinamento'' uma hora agradavel e divertida para seu gato e para você.


Com uma ''moeda de troca'' ou reforço positivo tudo vai ficar mais facil. Ou seja qualquer coisa que seu gato queira ou goste como, brincar, abrir uma porta e claro: Um petisco!
 
Sentar
 
Super fácil, segure a recompensa a cima da cabeça do gato e não o deixe pegar. Espere ele sentar ou estimule essa atitude, fazendo-o andar de ré. No momento que ele sentar dê a recompensa. Mas sem exageiros.
Dê um pedaço pequeno, porque caso o gato se saciar poderá perder o interesse no treinamento.
 
Com parte verbal ou gestual fica muito mais legal. Na cabeça do gato ele entenderá que ganha o petisco 
sempre que senta. Você pode introduzir algum gesto ou um ''senta'' segundos antes de o gato sentar, e no momento que ele sentar dê o petisco. Assim ele associará o gesto ou o som da palavra ''senta'' com a ação de sentar.

Dar a pata
 
Coloque um petisco em cada mão e fique bem perto do gato. Ofereça uma das mãos para que ele se aproxime.
Se ele tentar pegar,não deixe. Logo ele irá começar a pedir a recompensa com a pata. Sempre que o gato
fizer isso, recompense-o com o petisco que está na outra mão. Depois de algum tempo o gato vai sacar que a recompensa não está na mão oferecida e então passará a dar a pata, mesmo que a mão estiver sem petisco.
 
Fique atento ao ''dar a pata'' deles que as vezes pode vir com uma unhada de brinde rs.
 
Vir
 
Um dos comandos mais faceis e mais úteis para ensinar a seu gato, principalmente se ele fugiu ou esta em um local perigoso, como no meio de fios elétricos desencapados. Para começar chame o gato com um assobio ou pelo seu nome.
De inicio, quando ele não entender, apenas mostre o petisco, espere ele vir e quando o gato chegar dê o petisco.
Não chame ele sem recompensar, porque provavelmente ele parará de vir.

Ficar
 
Para gatos preguiçosos este provavelmente será o comando favorito! rs. É mais facil se o gato já tiver aprendido o comando de Sentar.Primeiramente dê o comando ''Senta'' e recompense o gato. Aumente aos poucos o tempo entre sentar e ser recompensado. Todas as vezes que o gato se levantar, induza-o a sentar e não dê o petisco.
Com o tempo ele entenderá que só ganha a recompensa se ficar sentado, o que fará por periodos cada vez mais longos.
Comece então a falar ''Fica'' e simultaneamente faça o sinal ''para'' com uma das mãos. Alguns instantes depois, dê a recompensa. Gradativamente, fique mais longe antes de dar o prêmio.
 
Miar sob comando
 
Você precisa ter certeza que quer ensinar este comando, porque além dos outros truques, ele irá miar quando quiser um petisco.
Espere um miado e no mesmo instante, dê o petisco. Apos algumas repetições, diga ''mia'' alguns segundos antes de mostrar o petisco.
 
Fingir de morto
 
O fingir de morto ou deitar é muito parecido com o sentar. Você apenas vai chamar seu gato com um petisco. Assim que ele chegar, a atenção dele estará focada na sua mão com o petisco. Com a outra mão toque levemente as costas do gato e induza-o a deitar e ao mesmo tempo você pode dizer ''morto'' ou ''deite''. Assim que ele deitar dê o petisco. Repita varias vezes, até que você não precise mais colocar a mão nas costas do gato.
 
Rolar
 
Talvez um truque um pouco mais avançado, seu gato tem que estar de bem com a vida para este rs. Quando ele estiver deitado ou depois de você utilizar o comando ''Fingir de morto'', gentilmente com um movimento leve com as mãos faça-o rolar uma vez.
Se ele aceitar, dê um petisco. Igual a maioria dos comandos, após algumas vezes, começe a dizer ''role'' segundos antes do gato rolar. 
Este truque é bom ter muita paciencia, já que muitos gatos apenas querem ficar deitados.

Entrar na caixa de transporte
 
Este comando sonoro é muito útil. Muitos gatos associam a caixa de transporte com coisas que eles não curtem, como sair de casa ou ir tomar vacina. Apenas dê alguns toques em cima da caixa de transporte para ganhar atenção do bichano, e então jogue um petisco dentro da caixa.
Deixe que ele entre e coma. Apos algumas vezes, você apenas precisará dar alguns toques na caixa para o gato entrar correndo dentro da caixa atrás do petisco, que poderá estar no interior da caixa ou ser oferecido assim que ele entrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...